ACLabor, Precisão e Cuidado para o seu Diagnóstico - Ir para o conteúdo principal

Campanha do Ministério da Saúde incentiva testagem para diagnóstico precoce das hepatites no Brasil

Durante o mês de julho — o Julho Amarelo — o Ministério da Saúde reforça as ações de prevenção, testagem e diagnóstico precoce das hepatites virais, principalmente os tipos B e C. Em 2025, o foco está em ampliar o acesso à testagem gratuita, por meio da distribuição de testes rápidos, intensificação da testagem nas […]

Durante o mês de julho — o Julho Amarelo — o Ministério da Saúde reforça as ações de prevenção, testagem e diagnóstico precoce das hepatites virais, principalmente os tipos B e C. Em 2025, o foco está em ampliar o acesso à testagem gratuita, por meio da distribuição de testes rápidos, intensificação da testagem nas Unidades Básicas de Saúde e incentivo ao tratamento pelo SUS.

As hepatites virais são infecções silenciosas que, quando não diagnosticadas a tempo, podem evoluir para cirrose e câncer de fígado. Estima-se que mais de 500 mil brasileiros convivem com hepatite C sem saber. Por isso, a testagem — com exames laboratoriais como HBsAg, anti-HCV e HCV-RNA — é fundamental para o início rápido do tratamento, a interrupção da cadeia de transmissão e um melhor prognóstico para os pacientes.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as pessoas com mais de 40 anos façam o teste ao menos uma vez na vida, além de grupos prioritários como profissionais da saúde, gestantes, pessoas que receberam transfusões antes de 1993 e indivíduos vivendo com HIV.

Na AC Labor, apoiamos a campanha Julho Amarelo e reforçamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Por meio da distribuição de equipamentos laboratoriais confiáveis e de alta performance, contribuímos para que mais exames sejam realizados com agilidade, precisão e segurança em todo o Brasil.

Acreditamos que o diagnóstico eficiente salva vidas e fortalece o cuidado com a saúde pública.

Compartilhar